• Clínica de Odontologia Digital em São Paulo - Clínica Aggio

O que é periodontite?

O que é periodontite?

O que é periodontite?

A gengiva é um tecido que circunda o dente, já o periodonto está localizado na parte interna da gengiva, é composto pela a raiz do dente, osso e ligamento (que une a raiz com o osso). Quando uma gengivite não é corretamente tratada ela poderá progredir para a periodontite que é a inflamação dos tecidos do periodonto.

Como consequência há perda do osso que segura o dente e do ligamento que faz a união raiz e osso. Essa perda é irreversível, isto é, se não tratar, o dente ficará com mobilidade até a perda do dente. E se houver o tratamento e o dente já tiver sofrido as sequelas não há como recuperar o osso e o ligamento perdido. A periodontite é uma doença crônica e mais complexa do que a gengivite e não há cura para o paciente. Uma vez com a doença a pessoa precisará de acompanhamento pelo resto da vida para evitar que haja uma descompensação e inicie novamente o processo de perda óssea.


O que causa a periodontite?

Como mencionado anteriormente ela é mais complexa do que a gengivite. Mas assim como a gengivite a periodontite precisa da presença da placa bacteriana para iniciar. Além da placa os fatores predisponentes e modificadores possuem grande influência nessa doença.

Existem basicamente duas formas de periodontite a crônica e agressiva a diferença entre as duas está na gravidade. A agressiva como o próprio nome diz é muito mais severa e produz uma perda óssea muito mais rápida. Ela começa quando a pessoa está por volta dos 20 anos e segue pelo resto da vida, é uma doença que não tem cura. E por começar muito cedo e ter uma evolução mais rápida o risco nela é muito maior de perder os dentes ainda jovem. Existe também a associação familiar é comum membros da mesma família possuírem essa doença devido a alguns genes que influenciam no aparecimento da doença.

A periodontite crônica possui uma progressão mais lenta e afeta as pessoas com mais idade. Ela sofre influência dos fatores predisponentes e modificadores que podem alterar o curso da doença e também fazer com que ela evolua mais rápido.


Se eu não tratar a periodontite o que acontece?

O dente irá iniciar com uma mobilidade progressiva até chegar a perda do dente. Em alguns casos o dente fica tão mole que é facilmente removido da boca como se fosse um dente de leite. E não raro esses dentes são perdidos hígidos, isto é, sem terem cárie.


Como trato a periodontite?

A periodontite só pode ser tratada pelo cirurgião dentista especialista nessa área, no caso o Periodontista. Ele irá avaliar qual o tipo de periodontite você tem e qual o melhor tratamento. Será solicitada uma série de radiografias e em alguns casos uma tomografia para avaliação do grau da perda óssea.

Quando estiver com a doença controlada você entrará em um programa de manutenção em que consiste em visitas a cada 3 meses ou até em menos tempo, para avaliação e tratamento de alguma área que possa inflamar novamente.

A colaboração e a conscientização do paciente são fundamentais no sucesso da terapia. Como a placa bacteriana é o fator iniciador da doença o paciente deverá ter um rígido controle da sua escovação, portanto o sucesso do tratamento também dependerá da colaboração do paciente com técnicas corretas de escovação que serão ensinadas pelo dentista.

E engana-se quem acha que escovar os dentes é algo fácil. A sua execução requer disciplina, atenção, destreza manual e paciência. Portanto não se chateie se o dentista te falar que a escovação precisa ser melhorada, se ele fala isso foi porque encontrou falhas e não está afirmando que a pessoa não escova os dentes. Peça ajuda de como você poderá melhorar os seus pontos fracos, esse é um excelente caminho para prevenir as doenças periodontais (gengivite e periodontite).


Como sei que estou com periodontite?

A periodontite é uma doença silenciosa, quando o paciente percebe que alguma coisa está errada é porque ela já está progredindo há muito tempo. O sangramento gengival é um indício, mas também existem situações em que a gengiva supura, então você aperta a gengiva e sai dela um liquido amarelado que é o pus.

A mobilidade ou a movimentação do dente no arco são outros sinais. Em algumas pessoas a halitose também está presente. Os dentes ficam com acúmulo de cálculo e manchas deixando-os amarelados ou acastanhados ou até mesmo com manchas esverdeadas.

Outro ponto relevante é o histórico familiar. Se você tem algum parente próximo com a periodontite e se ela for da forma agressiva você tem que ficar atento ao aparecimento da doença.


Posso ’pegar’ a periodontite de alguém? Ela é contagiosa?

A periodontite não é contagiosa. O que acontece é o seguinte se existe algum parente que possua a doença você já sabe que devido a herança genética você poderá ser propenso também a desenvolver a periodontite.


Texto escrito pela Doutora em Odontologia Nicole Nogueira.


Não deixe de acompanhar as novidades no site da Clínica Aggio, e marque a sua consulta caso seja necessário. Siga-nos também no instagram.

© Copyright 2024. DIVIA Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados

Agência de Marketing Digital
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Ligue e Agende
Agende via WhatsApp