• Clínica de Odontologia Digital em São Paulo - Clínica Aggio

O que é o sistema CAD/CAM? Como ele é usado na Odontologia?

  • Home
  • Blog
  • O que é o sistema CAD/CAM? Como ele é usado na Odontologia?

O que é o sistema CAD/CAM? Como ele é usado na Odontologia?

O que é o sistema CAD/CAM? Como ele é usado na Odontologia?

Você já conseguiu imaginar chegar em um consultório odontológico com um dente totalmente quebrado, e sair no mesmo dia com ele já pronto, sem precisar passar pelas fases de provisório? Ou de vir diversas vezes em consulta com o dentista? Ou de usar as temidas “massinhas” para fazer o molde dos dentes? Hoje em dia já é possível ter uma odontologia eficaz e rápida, graças ao sistema CAD/CAM.


Mas o que seria o CAD/CAM?

Bem, em inglês a sigla CAD significa, computer-aided design, o que em português tem por tradução projeto assistido por computado. Já a sigla CAM, é de computer-aided manifacturing, que significa fabricação assistida por computador. O sistema CAD/CAM é um software usado para projetar e fabricar produtos. O CAD é capaz de criar modelos e montagens e o CAM gera recursos para as impressoras convertendo os projetos em peças reais. Na verdade, qualquer produto ou protótipo, não necessariamente na área de Odontologia, pode ser fabricado pelo sistema CAD/CAM.

A Odontologia se valeu dessa tecnologia para ajudar nos atendimentos, tornando-os práticos e com menos sessões. Funciona da seguinte forma: o dentista prepara o dente para receber a peça protética e com a ajuda de um scanner obtém imagens intra-orais do dente, que podem ser bidimensionais ou tridimensionais, isto é o dente com o seu novo preparo passar a ser digital. Com essas imagens é possível criar um modelo 3D virtual e será sob esse modelo que o sistema CAD irá reconstruir as estruturas dentais perdidas, como se fosse um dente hígido. O CAM irá gerar recursos para essa impressão e uma fresadora ficara com a função de transformar essa peça de dente recuperado em algo real.

Nesse sistema é possível desenhar as estruturas dos dentes perdidas com detalhes e precisão, muito melhores do que se estivesse fazendo direto na boca. Trabalhar direto na boca tem as dificuldades de acesso, escuridade da região, saliva, língua, bochecha atrapalhando a visualização do dente. É possível sim de trabalhar direto na boca, mas muito mais complexo, principalmente para trabalhos grandes, o paciente não poderá em momento algum fechar a boca. No CAD/CAM tudo é projetado pelo computador a experiência do paciente é sentar na cadeira, ter o dente preparado e escaneado e aguardar ficar pronto. Nesse intervalo pode ate sair da clínica da uma volta ou resolver algum problema, o dentista estará no consultório trabalhando no dente pelo computador e no final irá imprimir uma peça que será a reprodução da estrutura dentaria perdida.

Uma outra vantagem é com relação ao material, como é um modelo fresado o material usado é bem resistente e semelhante aos materiais de laboratório de prótese odontológicos. Então tem a resistência e a beleza desses materiais.

Quando o dentista termina o projeto a fresadora começa o trabalho e em poucas horas o novo dente estará pronto. O paciente é chamado novamente ao consultório e a peça é cimentada e o paciente sai com o dente pronto. Não precisa de provisório, quem usou sabe o quanto é chato pois é cimentado fracamente e fica caindo. Não precisa das massinhas para fazer a moldagem, sim as temidas massinhas que nas moldagens dos dentes de cima sempre dão ânsia de vomito. No lugar das massinhas são utilizados os scanners para fazer a copia dos dentes. Não precisa ficar muito tempo com a boca aberta e nem na cadeira do dentista, afinal o trabalho, na sua maioria é realizado fora da boca. O que permite também ao dentista ver minuciosamente o dente, já que pode da um zoom nas imagens obtidas e ver detalhes. Que a olho “nú” poderiam passar desapercebidas.

Oferecendo conforto, praticidade e eficiência o sistema CAD/CAM veio para ficar na Odontologia. A Clinica Aggio há muito anos utiliza esse sistema nos atendimentos, possui total domínio da técnica e proporciona aos pacientes um atendimento único e pratico.


Texto escrito pela Doutora em Odontologia Nicole Nogueira.


Não deixe de acompanhar as novidades no site da Clínica Aggio, e marque a sua consulta caso seja necessário. Siga-nos também no instagram.

© Copyright 2024. DIVIA Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados

Agência de Marketing Digital
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Ligue e Agende
Agende via WhatsApp